quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Crónica de jogo Taça Portugal - FC Castrense X UD Ponte Frielas

         Taça de Portugal. Tipico Alentejo - Castro Verde. Viagem longa. Duas horas da tarde UD Ponte
Frielas X Castrense, jogo sem muita história, tal o desnível visível na 2º parte. Mas na primeira a equipa visitante (Ponte) deu boa conta de si, o Castrense como seria de esperar a querer ter bola, e o Ponte a querer contrariar ao máximo, pressionando imediatamente o portador da bola, ganhando bola e partindo para ataques rápidos nas extremos. Num desse ataques, falta dura, sofrida pela extremo do Ponte, livre a marcar do lado direito da baliza, bem ao jeito de Susana Dias #16,  a nossa marcadora de serviço, que finaliza num livre irrepreensível, bola a parar só no fundo da rede. Ponte a começar o jogo a ganhar.
Mas a equipa da casa manteve se fiel ao seu estilo, tentando variar rapidamente o sentido do jogo e apanhar em contrapé o seu adversário. Ao conseguir ter mais bola, possuiu uma maior probabilidade de marcar golo, e foi o que aconteceu conseguindo ainda na primeira parte dar a volta ao resultado indo a ganhar 2-1 para o intervalo. Bola parada á entrada da área, livre muito bem executado sem hipótese. E bola a variar de flanco rapidamente, extremo esquerdo na cara da GR a não falhar.[Situações: "suposto" pénalti a favor do Ponte Frielas, não assinalado; Entrada duríssima na nossa #16, saída forçada de jogo aos 34min da 1º parte].
        Se na 1º parte ainda houve alguma resposta da equipa de Lisboa, a 2º parte foi só uma questão de tempo em que os golos foram se sucedendo ficando o resultado final de 5-1.
     Assim sendo, imperou a lei do mais forte, em todos os sentidos: teóricos; tácticos; físicos e psicológicos. Resta nos desejar felicidades ao FC Castrense, têm uma grande equipa, boa caminhada nesta Taça de Portugal!
Domingo voltamos ao nosso campeonato, indo a Leiria, Belenenses da Marinha Grande X UD Ponte Frielas ás 15h!

Equipa inicial: 
#12 Flávia Sanches 
#3 Marta Meira 
#4 Mariana Prazeres 
#7 Soraia Semedo 
#9 Sara Curato 
#13 Cristiana Santos 
#15 Raquel Barros 
#16 Susana Dias   (1) 
#20 Tânia Mercier 
#21 Inês Ramos  
#23 Helena Resende


Substituição: 34'   #16 Susana Dias(1) #14 Jéssica Gomes                      

                      68'   #20 Tânia Mercier -» #18 Margarida Amador                      
                      80'   #7 Soraia Semedo -» #6 Inês Gonçalves



terça-feira, 21 de outubro de 2014

Crónica de jogo - UD Ponte Frielas 4 X 3 Lordemão FC

      Jogo entre UD Ponte Frielas e Lordemão FC, mais uma vez em casa, num dia de muito calor.
     UD Ponte Frielas entrou pouco agressivo sobre a bola e sobre as adversárias, deixando as receber bola sem grande pressão. Embora o jogo tenha sido repartido na 1ª parte, com algumas oportunidades para ambas as equipas, a equipa adversária foi a única que conseguiu marcar, pressionando o nosso eixo defensivo e obrigando nos a cometer um erro, que deu o primeiro golo da partida.
     No início da 2ª parte entrámos muito mais agressivas, jogando mais no meio campo adversário e encostando muitas vezes a equipa adversária á sua zona defensiva, ganhando sucessivas faltas. Na conversão dessas faltas, perto da área adversária, #16 Susana Dias consegue converter e marca 2 golos, colocando a bola fora do alcance da guarda redes. A suspeita do costume. Dois golos em poucos minutos a dar a volta ao resultado, a primeira bola a entrar no meio da baliza, tiro rente á trave, o segundo remate, potente, rasteiro, angulo inferior direito GR adversaria ainda a tocar na bola, mas a defender para dentro. O Ponte Frielas, estando a ganhar, não baixou a intensidade do jogo e chega ao 3ª golo num remate de #4 Mariana Prazeres, bola cruzada do lado esquerdo, a ressaltar na defesa, remate a meia volta, de trivela, a entrar rente ao poste, sem hipótese de defesa.
     No entanto, fruto do cansaço e do calor, depois do 3 - 1 houve desconcentração da nossa equipa e, em 2 lances muito idênticos, a equipa adversária chega ao empate, dois remates fora de área, dois “chapéus”. 
    Mas o Ponte queria muito esta vitória, já merecida dos últimos jogos e que nos tinha escapado. Voltámos à carga, e fomos para cima da outra equipa para tentar chegar ao golo. E ele apareceu...E que golo!!! Grande remate de Soraia Semedo fora de área, a entrar ao ângulo superior esquerdo, sem hipótese de defesa.
    Boa demonstração por parte do Ponte, começam a surgir boas jogadas de equipa e circulação de bola, boa entrega e espírito de sacrifício por parte das jogadoras. 
    Próximo jogo iremos melhorar e a vitória (esperamos) irá surgir! Próximo jogo é fora, a contar para Taça de Portugal, Ponte Frielas X Castrense, em Castro Verde ás 14h !



Equipa inicial:
 #12 Flávia Sanches
 #2 Susana Béjinha
 #3 Marta Meira
 #4 Mariana Prazeres (1)
 #13 Cristiana Santos
 #14 Jéssica Gomes
 #15 Raquel Barros
 #16 Susana Dias   (2)
 #20 Tânia Mercier
 #21 Inês Ramos
 #23 Helena Resende



Substituição: ao intervalo   #15 Raquel Barros -» #7 Soraia Semedo (1)
                                    '66   #2 Susana Béjinha -» #6 Inês Gonçalves
                                    '81   #14 Jéssica Gomes -» #17 Venusa Moreira









quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Crónica de jogo - UD Ponte Frielas 1 X 1 UD Rossiense

 Sina? Claro que não. Estamos apenas na 2º jornada, o resultado é de novo um empate (1-1).
        Ponte Frielas frente ao Rossiense, mais uma vez no nosso campo (Bonjardim), mas desta vez com condições atmosféricas adversas, chuva pontual, já com um terreno de jogo bastante pesado devido á carga de água durante a manhã e a tarde (o jogo realizou se as 17h). Com isto, duas equipas, bastante guerreiras e de um comportamento digno.
         UD Ponte Frielas entrou agressivo sobre a bola, pressão em cima da baliza adversaria, fruto disso, grande penalidade assinalada nos minutos inicias de jogo. Pénalti não concretizado, o Ponte atira para fora, pelo lado esquerdo da baliza, rente ao poste. O jogo não mudou, e continuamos a jogar no meio campo defensivo do Rossiense, equipa que fechava os caminhos da sua baliza e sempre que podia espreitava o contra-ataque, mas diga se de passagem na primeira parte isso foi quase uma miragem. Com o desenrolar dos acontecimentos, sentia se que o golo era uma questão de tempo, até que num lance individual a UDPF, consegue materializar em golo a sua supremacia.                
Desequilibradora #16 Susana dias, numa jogada individual á entrada da área, finta uma, puxa para pé direito e remata cruzado a entrar no canto inferior esquerdo da baliza adversária. O Ponte ia para o intervalo a ganhar (por escasso) 1-0.
          No começo da 2º parte, deparamo nos perante um Rossiense com outra vida, cheio de vontade em alterar o rumo dos acontecimentos, tornando se uma equipa prática e muito objectiva. Fruto dessa atitude conseguiu ter mais bola o que proporcionou lançamentos rápidos na frente, para a velocidade das suas atacantes. Em contrapartida, o Ponte entrou amorfo e sem a chama que o caracterizou no inicio do jogo. Com estes dois pólos, o Rossiense chega ao golo, usando a sua objectividade, bola posta na frente aproveitando a velocidade da sua avançada, esta a aguentar bem a pressão da central e a ganhar consecutivos cortes e ressaltos, entra na área pelo lado esquerdo, remate direitinho a entrar no canto superior esquerdo, perto do poste. Estava feito o empate nos primeiros minutos da segunda parte.
        A partir dai o jogo poderia "cair" para os dois lados, o Rossiense sentia se mais confortável no jogo e sempre que conseguia chegar a baliza adversaria criava perigo, de realçar uma bola na trave, na qual poderia ter desempatado o jogo.
        Ultimo terço do jogo o Ponte voltou a organizar se e conseguiu voltar a ter oportunidades de desfazer o empate, mesmo ao cair do pano, de realçar uma jogada começada na esquerda, vai a meio campo, abre na direita, cruza na jogadora que inicialmente começou a jogada no lado esquerdo, e esta remata de primeira, cruzado, grande defesa da GR adversaria. Mesmo com insistência de lances, e pressão no meio campo adversario, repete se a história do jogo passado, árbitro apita e final do jogo, 1 para o Ponte Frielas, 1 para o Rossiense. Próximo jogo UD Ponte Frielas X Lordemao FC, no campo Bonjardim, apareçam :D !


Equipa inicial:
 #12 Flavia Sanches
 #4 Mariana Prazeres
 #5 Helena Resende
 #6 Marta Meira
 #7 Soraia Semedo
 #9 Sara Curato
 #11 Inês Ramos
 #13 Cristiana Santos
 #14 Jessica Gomes
 #15 Raquel Barros
 #16 Susana Dias   (1)


Substituição '56  #9 Sara Curato -» #19 Tânia Mercier
                     '71 #7 Soraia Semedo -» #10 Soraia Rodrigues
                     '76 #15 Raquel Barros -» #2 Susana Béjinha









quarta-feira, 15 de outubro de 2014

#Batalha de toques- Em prol do desenvolvimento e igualdade no futebol feminino - Nós estivemos lá !

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Crónica de Jogo- UD Ponte Frielas 1 X 1 Beira Baixa UC

    Foi no passado domingo (05), que se deu o primeiro jogo da UD Ponte Frielas, no campeonato de promoção serie C. Campo Bonjardim, 15h da tarde, equipa adversaria Beira Baixa UC (de castelo branco).
    Primeira parte! Dentro do campo, ia havendo muito querer, mas faltando o discernimento necessário para se dar o melhor seguimento às jogadas, assim as defesas conseguiam quase sempre resolver os problemas (com menor ou maior dificuldade). Luta Constante no meio campo pela disputa de bola, sendo que, nesse ponto as jogadoras adversárias, estando defensivamente próximas umas das outras e existindo solidariedade entre elas, conseguiam logo que tinham oportunidade colocar bola na frente e aproveitar a velocidade das suas jogadoras. O Ponte tinha mais bola, mas só esporadicamente conseguia ultrapassar a entreajuda contrária, que erguia uma muralha defensiva, mesmo assim foi causando perigo, quer de bola parada, quer com lances, que quase terminavam a cruzar a linha de golo (pelo menos três oportunidades claras).
A equipa adversaria mais organizada defensivamente ia desferindo ataques "venenosos", e assim mesmo antes do final da 1º parte, aproveitando a subida da linha defensiva da UDPF, bola cruzada da lateral direita, a entrar no meio e jogadora adversaria a finalizar para golo no canto inferior direito da baliza. O Beira Baixa UC ia assim a ganhar 1-0 para o intervalo.
    A segunda parte foi praticamente de sentido único, onde nos conseguimos organizar melhor em campo, começámos logo a ganhar as segundas bolas e a aumentar a agressividade na perda da mesma (algo que nao tinha acontecido na 1º parte). Com isto as ocasiões de golo, foram se sucedendo, sem sucesso. Até que perante tanta insistência, canto batido na direita, bola a sobrar á entrada da área, e a nossa #16 Susana Dias( Suh), a rematar de 1º, bola a entrar na zona central, junto á barra, estava assim refeita a igualdade. 1ºgolo da UDPF da época, 1º golo de Suh com as nossas cores. De volta á carga ainda faltava muito jogo para virar de vez o resultado inicial, muita insistência, pelo menos oito oportunidades de golo, mas apito final UD Ponte Frielas 1, Beira Baixa UC 1.
     Empate na estreia da nossa equipa no campeonato de promoção serie C 2014/2015, empate esse que se deve unica e exclusivamente, à falta de eficacia existente na parte de finalização (principalmente na 2º parte).
     Feita a fotografia do 1º jogo da UD Ponte Frielas. Próximo domingo(12) há mais, UDPF defronta UD Rossiense, ás 17h no campo Bonjardim, contamos convosco!


Equipa inicial:
 #12 Flavia Sanches
 #2 Susana Béjinha
 #3 Marta Meira
 #7 Soraia Semedo
 #8 Verónica Ventura
 #9 Sara Curato
 #13 Cristiana Santos
 #14 Jessica Gomes
 #15 Raquel Barros
 #16 Susana Dias   (1)
 #23 Helena Resende

Substituição '50 #8Verónica -» #20 Tânia Mercier